Você acredita que as Redes Sociais são um problema hoje?
Limitou o uso ou deletou as suas?
Pretende fazer isso?
É possível se desconectar completamente delas sem perder o acesso as informações?
Se respondeu sim ou acho que sim, trazemos uma alternativa e acreditamos que irá gostar e aprender mais sobre o tema com o conteúdo preparado pelos colegas do projeto Meteoro Brasil.
Se respondeu não, aqui está uma oportunidade de mudar sua opinião e aprender algo novo, mas:
“Só se você quiser!” ❤
Meteoro Brasil
Por aqui nós temos consciência dos problemas que envolvem as redes em nossa sociedade, entretanto, imaginar um mundo sem Redes Sociais hoje é algo completamente utópico.
Então, queremos construir nossa plataforma 100% gratuita e livre de propagandas. Vencer como parece ser “impossível” !
Para fazê-lo, enquanto o mundo não muda, precisamos continuar com nossas redes ativas e contar com vocês para fortalecê-las, assim poderemos no futuro, tornar este projeto financeiramente sustentável, sem depender da plataforma e usando as redes.
Difícil ? Demais ! Mas enquanto houver luta, seguiremos tentando.
Por que as Redes Sociais são um problema?
Acredito que se você assistir os videos que indicamos aqui, poderá entender com mais profundidade o tamanho do perigo e dos danos que elas já causam.
Entretanto, não se exige muita percepção para citar algumas poucas razões óbvias: roubo de dados, propaganda massiva que incentiva consumismo, desinformação que aliena e produz ódio, violências diversas e o fato de ser um lugar que atua como comorbidade – termo da moda – agravante ou fator principal em traumas psicológicos, causando de depressão a suicídios;
O que mais podemos fazer sobre isso?
Como dito, infelizmente para nós como projeto ou os colegas do Meteoro, que precisamos nos divulgar nesses espaços para cumprir a missão que propomos, seria inviável simplesmente deletar nossas redes e contar apenas com uma única plataforma especialmente desenvolvida para os propósitos.
Por isso, visando reparar de alguma forma o nosso próprio uso “marketeiro” das Redes Sociais, ainda que sem fins lucrativos, vamos trazer conteúdos como este e criar mais no futuro, para educar sobre e estimular o uso correto e ético delas, aliado ao pensamento crítico sobre o tema.
Como indivíduos, para agora, uma possibilidade seria já excluir as redes sociais ou manter apenas uma para contato com amigos e familiares. Para fazer isso sem perder também o acesso a notícias e conteúdos que gosta, outra alternativa é o RSS – disponível em qualquer portal de notícias, blogs ou sites de conteúdo, porém pouco divulgado já que não rouba dados nem vende propaganda.
RSS é uma tecnologia relativamente antiga, mas popular até hoje !
No contexto das Redes Sociais, se apresenta como uma alternativa.
Usar ferramentas como o follow.it ou qualquer outro site e sistema que de suporte a tecnologia, te permite ter um cadastro simples, fora de uma rede que pode “roubar” seus dados e vai te bombardear com propaganda, sem deixar de receber atualizações e notícias de sites, blogs e portais da sua escolha, tudo em um unico lugar (site ou aplicativo).
Para começar a entender melhor, se aprofundar no tema e ter base antes de tomar qualquer decisão, recomendo que vejam a série de vídeos lindos que o Meteoro Brasil já fez para nos ajudar a entender e questionar as redes:
meteoro.doc
meteoro.shorts
Agradeço e dedico esta publicação à professora Kátia Gerab Baggio (UFMG), que após ser divulgada por aqui, respondeu nosso contato e foi muito atenciosa e carinhosa, trocou ideias sobre o nosso projeto, sobre o problema dos portais de hoje lotados de propagandas e sobre o tema das Redes Sociais, dando sua opinião, indicando projeto semelhante ao nosso, me fez lembrar desta série de vídeos do Meteoro Brasil e por fim, me ajudou a ter inspiração para iniciar essa Série de conteúdos.