Coisas que não te contaram sobre a volta às aulas presenciais nas escolas públicas

Por Amanda Moreira

Coisas que não te contaram sobre a volta às aulas presenciais nas escolas públicas – por Amanda Moreira

Compartilhe o conteúdo:

Compartilhe o conteúdo:

Imagem: reprodução da internet

👉🏽Não há “protocolos”, ventilação cruzada, utilização de máscaras corretamente ou distanciamento físico na maioria das escolas. Nem mesmo a limpeza dos espaços tem sido garantida.

👉🏽A imensa maioria das escolas públicas brasileiras não possui espaços amplos, abertos, com infraestrutura ou condições arquitetônicas favoráveis. Ao contrário, os prédios se assemelham a presídios, com espaços apertados em construções verticais, com salas pequenas, fechadas e sem ventilação.

👉🏽Muitas secretarias estaduais e municipais de educação obrigaram os profissionais a voltarem ao trabalho sem a imunização completa, sem EPI e sem condições dignas de trabalho. Professores estão voltando às aulas presenciais em salas de aula com janelas de vidros fixos, que não abrem e não possibilitam a ventilação necessária nos ambientes.

👉🏽Em diversas redes públicas, os pais têm sido induzidos a assinarem termos de responsabilidade caso seus filhos sejam contaminados por Covid. Isso terceiriza a culpa para as famílias e individualiza um problema que cabe ao Estado resolver!

👉🏽Não há ganho pedagógico algum com esse retorno atabalhoado, “híbrido” ou parcial. Ao contrário, a sensação de insegurança e medo só tem prejudicado o aprendizado e ocasionado danos psicológicos à comunidade escolar. Educação não combina com ambientes inseguros!

👉🏽Há muitos profissionais da educação e estudantes adoecendo. Isso tem levado à necessidade de suspender frequentemente as aulas, mas essa suspensão só acontece na base da pressão da própria comunidade escolar.
No geral, muitos casos de Covid têm sido escondidos para não ocasionar o fechamento das instituições.

👉🏽O direito à educação deve ser garantido pelo Estado, mas o governo federal:

não priorizou a compra de vacinas;
vetou a lei que daria acesso digital aos estudantes;
não moveu um milímetro para que houvesse investimento público nas escolas.

No nosso país ainda morrem muitas pessoas por dia de Covid. A pandemia está longe de estar controlada e as escolas não são ilhas.

Então, se você desconhece essa realidade aqui apresentada, ou nunca pisou numa escola pública, não venha defender o retorno às aulas presenciais!

👉🏾A preocupação maior no momento deveria ser a ampliação dos suportes socioassistenciais. Não pode faltar comida no prato dos estudantes e o acesso digital deve ser garantido como um direito humano!

Aprendizagem se recupera, vidas não!