Veganismo Como Movimento Político

por Dani Benite

Reprodução - internet
Veganismo é pra ser um movimento político, não uma questão de identidade e mártir individual. Se voce tem consciência das suas ações, vota com consciência, tenta ajudar os movimentos e faz o que pode dentro da sua realidade, você é incrível!

Gente tem um argumento ligado ao veganismo que me incomoda demais.
E versões dele são usadas tanto pra ir contra o veganismo quanto pra promover o veganismo.
Pobreza e veganismo.

Pra ir contra vejo pessoas ricas e de classe média falando que nem todo mundo consegue pagar dieta vegana e por isso são contra veganismo, é elitista.

Pra ir a favor tem a galera da alimentação mais natural, mostrando os valores, mostrando que é mais barato e que “qualquer um pode virar vegano”.

Tá todo mundo MUITO ERRADO.

Veganismo é uma ideia e movimento político que visa minimizar com ou acabar com toda essa destruição ambiental e sofrimento animal desnecessário. A questão não é se absolutamente 100% da população pode individualmente virar vegana,que visão mais ridícula e individualista é essa???? O foco sempre tem que ser nas grandes empresas, latifundiários, nos líderes políticos, nos bilionários desse mundo, pessoas que controlam a alimentação mundial ( não só como ela é composta mas também a distribuição, o acesso).

Agora se você é rico o mínimo que você pode fazer é consumir de maneira mais consciente já que você pode. O consumo de uma pessoa rica aliás tem um impacto muito maior negativo, ou você achava mesmo que seu Kobi beef tem o mesmo impacto que a bandeja de salsicha de 7 reais?! Não usa o pobre pra justificar sua falta de responsabilidade como consumidor.

E veganos do meu coração parem de focar em converter quem mal tem grana pro mercado no fim do mês. Se a pessoa perguntar pra você ou forem só dicas de veganismo acessível pra quem tá interessade, aí beleza, mas essa não é a parcela da população que tá destruindo o mundo, não é a parcela da população que precisa ser julgada e cobrada.

Veganismo é pra ser dentro do possível e só quem está vivendo a situação sabe o que é possivel e viável pra si. É muito melhor ter dias vegetarianos/veganos do que ficar 100% vegano desgastado, sem saúde e depois ter que desistir. Veganismo é pra ser um movimento político, não uma questão de identidade e mártir individual. Se voce tem consciência das suas ações, vota com consciência, tenta ajudar os movimentos e faz o que pode dentro da sua realidade, você é incrível!

Publicação Original