Pelo progresso e desenvolvimento aliados a justiça social – Feliz dia do economista!

Tweet de Lenissa Lenza

O Dia do Economista é celebrado nacionalmente no dia 13 de agosto. A data comemora a sansão da LEI No 1.411, DE 13 DE AGOSTO DE 1951, que oficializou a criação da profissão de economista no Brasil, pelo presidente Getúlio Vargas. Debater qual a sua função social nesse momento histórico em que passa a humanidade, seria o seu melhor presente.

O economista realiza estudos e análises de mercado e sociedade para saber como pode lidar com questões econômicas de projetos públicos ou privados, nacionais e internacionais, grande ou pequenos.

Para desempenhar esta profissão não basta o domínio de estatísticas, números e dados. O que torna o economista tão capaz em tudo que ele faz, é o estudo de como essa área de conhecimento é aplicada na sociedade, e isso também demanda estudos em áreas como política, sociologia e história.

Hoje, para comemorar a data trazemos dois comentários especialíssimos em vídeo, sobre o tema: do apresentador, ativista e professor nipo-canadense David Suzuki e da brilhante economista e professora-titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Maria da Conceição Tavares

Feliz 13 de agosto, Dia do Economista!


David Suzuki em comentário curto sobre economia – LEGENDADO 

Maria da Conceição Tavares comenta sobre economia – Roda Viva – 1995

Postagens sobre o dia:

Lenissa Lenza é Editora e co-fundadora da Mídia NINJA e uma das criadoras da rede brasileira de coletivos de cultura e comunicação Fora do Eixo.

André Guilherme Pereira Perfeito possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2013). Atualmente é Professor Macroeconomia I do Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Atuando principalmente nos seguintes temas:pós-keynesianismo, Política Monetária, História do pensamento econômico.

Parte dos economistas deste país são irresponsáveis e toleram, de forma criminosa, o terraplanismo assassino que garante…

Publicado por David Deccache em Quinta-feira, 13 de agosto de 2020
David Deccache é Mestre em Economia pela UFF, ativista dos direitos humanos e, atualmente, exerce o cargo de Assessor Econômico da bancada de Deputados Federais do PSOL.