Sou professora de Educação Física, mas o dia 1º de setembro NÃO me representa!

Por Amanda Moreira

Sou professora de Educação Física, mas o dia 1º de setembro NÃO me representa! Por Amanda Moreira

Compartilhe o conteúdo:

Compartilhe o conteúdo:

Imagem: reprodução da internet

 Sou professora de Educação Física, mas o dia 1º de setembro NÃO me representa!

🔎 Saibam a VERDADE sobre esta data:

🔺O “dia do profissional de Educação Física” é uma data forjada e empurrada a força desde 1998 por um grupo minoritário, representante da ala mais reacionária dentro do campo da Educação Física. Em sua maioria representam os grandes empresários de academias, clubes e redes de fitness; justamente aqueles que no dia a dia pagam salários baixíssimos aos professores, atropelam condições trabalhistas e super intensificam as jornadas de trabalho;

🔺Esta data foi criada para propagandear e apresentar uma nova categoria profissional à sociedade: os “profissionais” de Educação Física, outrora todos considerados PROFESSORES. Ou seja, essa nova alcunha vem justamente para reforçar o caráter de precarização das condições de trabalho. É mais uma forma de busca da flexibilização das relações trabalhistas, enquadrando essa nova categoria como profissional liberal, atualizada com as novas formas precárias de trabalho como PJ, MEI, trabalhador uberizado etc.;

🔺Os defensores do 1º de setembro são justamente aqueles que levantam a política corporativista e privatista, que em última instância se materializa no sistema CONFEF/CREF. Fazem isso a partir de uma “suposta defesa da profissão”, mas que, na realidade tem como objetivo perseguir os trabalhadores das manifestações da cultura corporal que possuem conhecimento próprio como: artistas marciais, capoeiristas, dançarinos, e qualquer outro tipo de trabalhador que possui o conhecimento necessário para ensinar, mas não são formados em Educação Física.

🔺Essa alcunha de “profissional”, reivindicada pelo sistema CONFEF/CREF, reforça ainda uma divisão e uma consequente precarização na formação dos professores, tentando legitimar a fragmentação do curso superior de Educação Física em bacharelado e licenciatura. Uma implicação nefasta que se manifesta na tentativa ilegal de restrição da atuação dos licenciados.
.
.
.
🛑 Enfim, seja no campo escolar ou nos campos não escolares, o eixo norteador da nossa profissão é a PRÁTICA PEDAGÓGICA a partir do trato com a cultura corporal. Portanto, somos todos PROFESSORES!

🛑 O 1° de setembro NÃO nos representa!!!

Nosso dia é 15 DE OUTUBRO, O DIA DO PROFESSOR!

#Professores
#EducaçãoFísica
#CulturaCorporal
#PrecarizaçãoDoTrabalho