Mensagens de ódio e violência de gênero contra professora e estudantes.
Atualização 21/08/20: Depois de publicada aqui, o Portal G1 reproduziu a denúncia com VÍDEO e fotos dos crimes, além de um texto com mais detalhes e informações.
Em 20/08: Ocorreu ontem (19/08) durante uma vídeo-aula de Direito da ESAMC Sorocaba, uma invasão de extremistas, trazendo mensagens de ódio, violência de gênero e crimes de apologia ao nazismo e injúria racial.
Uma aluna, que preservaremos a identidade, presente na aula relatou por áudio:
…
Relato por áudio
Invadiram nossa aula EAD, não sei se vazaram o link, efim…
Uma galera entrou e começou a zuar a aula toda, escreveram no quadro, professora v*, v*… ai começou a rolar umas apologias ao nazismo, injúria racial…começaram a chamar as meninas de v*, de v*, marcavam os nomes
…
A professora pediu pra gente sair da sessão, mas não saímos
…
Os caras que invadiram entraram com nomes aleatórios, falavam pelo microfone; respondíamos…
…
Estamos achando que a ESAMC não irá falar nada sobre isso…foi meia hora de aula perdida pra fazer essa baderna
Há vídeos e imagens como prova do ocorrido, se encontram na denúncia reproduzida pelo G1, com tratamento editorial.
A ESAMC alterou o acesso dos alunos às aulas, passando a exigir nome de usuário e senha, abriu sindicância interna e divulgou nota, assim como a Atlética da instituição se posicionando contra o absurdo ocorrido.
As devidas medidas legais e busca de identificar os culpados estão em marcha.
Leia as notas.
A NOTA DE REPUDIO DA ATLÉTICA
Prezados alunos, professores e demais componentes da comunidade acadêmica.
Nesta última quarta-feira, 19/08/2020, chegou ao nosso conhecimento de um fato atípico ocorrido durante uma aula por ERE (Ensino Remoto Emergencial). Algumas pessoas usaram de má fé o link disponibilizado para as aulas online, e se aproveitando disso levaram ao ar apologias ao nazismo, racismo e violência de gênero.
Diversos insultos foram proferidos aos colegas e à referida professora, ocasionando um enorme constrangimento aos presentes na sala de aula.
Insta salientar que a Atlética Esamc Sorocaba repudia veementemente qualquer ato de distinção de gênero, cor e raça, sobretudo ao nazismo e/ou fascismo.
Prestamos aqui nossa singela condolência a Professora afetada e dizer que sentimos muito por todo o incômodo que lhe foi causado.
Triste – para não proferir outra palavra – pensar que em pleno século XXI existem pessoas com ideologias rasas e que agem com intenção de ferir o próximo.
Oportuno dizer que nos encontramos à disposição dos alunos e direção, auxiliando na investigação para que o malfeitor seja identificado.
Ao causador de tamanha bagunça, esperamos que a consciência o atinja.
“O racismo e a discriminação são praticados por pessoas pobres de espírito que insistem em querer julgar os seres humanos pela aparência.”
Atlética Esamc Sorocaba