Agenda de Lives na semana nas Conversações Filosóficas: de 14 a 18 de Setembro, 2020

Nesta semana, teremos discussões sobre democracia, ética, política, economia, tecnologia, educação e espiritualidade. Além disso, na quinta-feira, a Live ocorrerá em parceria com o evento “Conversações com arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional”, junto à Universidade Federal do Pará.

Confiram a agenda.

A imagem pode conter: texto que diz "LIVES DA SEMANA CONVERSAÇÕES FILOSOFICAS SEGUNDA-FEIRA (14/9) 20h A democracia como forma da experiência política moderna Com Bel Papaterra Limongi TERÇA-FEIRA (15/9) 20h empreendedor de si como mito do neoliberalismo: notas investigativas Com Roberta Damasceno QUARTA-FEIRA (16/9) 20h Pós-humanismo, gnosticismo tecnológico mutações epistêmicas: sociologia das tecnociências de Hermínio Martins Com Marcos Lacerda QUINTA-FEIRA (17/9) 19h30 Conversações com arqueogenealogia, esquizoanálise análise institucional: Spinoza, Deleuze Guattari: Com Luiz Manoel Lopes Flávia Cristina Silveira Lemos SEXTA-FEIRA (18/9) 20h Educação e filosofia espirituais wwwo Com Rafael Lima"
Não deixe de se inscrever no canal e se gostar, deixe uma curtida nos vídeos 🙂

Segunda, 14/9 – 20:00 horas

Bel Papaterra Limongi possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1990), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1994), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1999) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e Membro de corpo editorial da Dois Pontos (UFPR). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:paixão, virtude, antropologia, moral.

Terça, 15/9 – 20:00 horas

Roberta Damasceno é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior – FVJ(2015).Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2013).Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2005).Membro( bolsista) do Programa de Cooperação Acadêmica PROCAD- UFMG/UFC/UFRN realizando missão de estudos no período de Ago/2011 a Dez/2011 na UFMG desenvolvendo pesquisa na linha Filosofia Antiga.Membro (bolsista)do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD UFC/ PUCRS realizando no período de Ago/2010 a Fev/2011 missão de Estudos na PUCRS realizando pesquisa na temática: Sujeito e Liberdade na Filosofia Moderna Alemã.Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Educação , Ensino de Filosofia, Filosofia Política e Ética nos seguintes temas: biopolítica, teorias do poder,teorias do estado, governamentalidade,neoliberalismo, gênero, ética e liberdade.Colaborou como professora-pesquisadora no Grupo de Estudos Foucaultianos da UECE e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Foucaultianos -LAPEF/UECE(2012-2014). Coordenou a Pesquisa e Produção Científica da Faculdade do Vale do Jaguaribe- FVJ e Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa COEPE-FVJ no período de 10/2013 a 03/2015. Atualmente é Professora Temporária do Curso de Filosofia da UESPI e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pensamento Político Contemporâneo – GEPOC/UESPI vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Política, História , Identidade e Cultura-LAPHIC do Curso de Licenciatura em História da UESPI- Campus Parnaíba.

Quarta, 16/9 – 20:00 horas

Marcos Lacerda é Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ, com a tese “Discurso sociológico da modernidade”. Escreveu o livro “A sociedade das tecnociências: Introdução à obra de Hermínio Martins” (Ateliê de Humanidades, 2020) e, junto com André Magnelli, organizou o livro “A sociologia das tecnociências contemporâneas: ensaios de teoria social portuguesa” (Ateliê de Humanidades, 2020). Foi investigador visitante do ICS/UL, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o projeto de pesquisa “Biopolítica e tecnologias da informação”. Atualmente faz pós-doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/Ufpel), como bolsista CAPES, com o projeto de pesquisa “Sociologia em tempos de mutação: Sociedade informacional, tecnociências e biopolítica”. Atua no âmbito de uma epistemologia das ciências humanas, tendo o conceito de sociedade como objeto de análise, com uma série de artigos e capítulos de livro publicados.

Quinta, 17/9 – 19:30 horas

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto que diz "14A19 DESETEMBRO DE 2020 CONVERSAÇÕES COM ARQUEOGENEALOGIA ESQUIZOANALISEE ANÁLISE INSTITUCIONAL 17 de setembro de 2020 Mesa da Noite- 19h30 Guattari Spinoza, Deleuze Prof. Dr. Luiz Manoel ManoelLopes/UFCA Prof. Dr. Caio Souto/UEAP Profa. Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos/ Lemos/UFPA. Mediação: Prof. Dr. Sérgio Bandeira do Nascimento/UFPA Inscrições: http://.ewe.cmo.oveseseset Realização: LABTECC Apoio: PPGP CRP 10"

Durante esta semana também ocorre o evento “Conversações com Arqueogenealogia, Esquizoanálise e Análise Institucional”. Na quinta-feira, às 19h30, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Spinoza, Deleuze e Guattari”, composta por Luiz Manoel Lopes, Flávia Cristina Silveira Lemos, Sérgio Bandeira do Nascimento e Caio Souto.

Mais informações sobre o evento, neste link: https://www.even3.com.br/conversacoesevento/


Sexta, 18/9 – 20:00 horas

Rafael Lima é mestre em Educação, na linha de pesquisa em Teoria e História da Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2011); Graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia – INSAF, Recife (2007). Possui experiência no ensino de Filosofia: Filosofia da Educação, Antropologia Filosófica, Ética, Didática Aplicada ao Ensino de Filosofia, Estágio Supervisionado em Filosofia, Oficina de Filosofia etc. na Educação Básica e Superior. Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado do Amapá – UEAP. Desenvolve pesquisas acerca dos temas de processos de subjetivação, ética dialógica, educação e espiritualidade, cuidado de si e parresia, filosofia das diferenças, ensino de filosofia, gênero e corporeidade, performatividade e sexualidade em Judith Butler e Michel Foucault.

Conheça e se inscreva no canal:
Conversações Filosóficas 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Capture-1.png