AGENDA DE LIVES DA SEMANA NAS CONVERSAÇÕES FILOSÓFICAS: 26 A 30 DE OUTUBRO, 2020

Confiram a agenda da semana!


Segunda, 26/10 – 20:00 horas

Vivianne de Castilho Moreira possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História da filosofia antiga e moderna. Sua investigação está concentrada em temas de Lógica e Linguagem nas filosofias de Leibniz e de Aristóteles.

Terça, 27/10 – 20:00 horas

Cesar Candiotto é Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Stricto sensu da PUCPR e professor do Mestrado em Direitos humanos e Políticas Públicas da PUCPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor convidado da Universidade de Lille, na França, e da Universidade Católica de Moçambique. Pós-doutor pela Université Paris Est-Créteil e pelo Institut d’études Politiques de Paris, com bolsa CNPQ (2014-2015). Líder do Grupo de Pesquisa do Filosofia Francesa Contemporânea, cadastrado no CNPQ e certificado na PUCPR. Membro do corpo editorial da Editora PUCPRESS. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault , com Bolsa CAPES (2004). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992) e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1997). Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, com publicações no Brasil, México, Itália, França, Espanha, Chile e Argentina nas subáreas de Filosofia política e Filosofia Francesa Contemporânea, especialmente no pensamento de Michel Foucault e suas relações com teóricos, tais como Hannah Arendt, Giorgio Agamben e Roberto Esposito. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre os alcances filosóficos da biopolítica e seus desdobramentos para o diagnóstico político do presente, especialmente sua relação com os ilegalismos, com o capital humano, com os dispositivos de segurança, com o racismo de Estado, com a necropolítica para a análise da problemática das migrações.

Quarta, 28/10 – 20:00 horas

Arturo Gouveia possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, conto brasileiro, literatura brasileira pós-64, violência do estado e narrativa moderna. Obteve o grau de professor titular na Universidade Federal da Paraíba (2015) por defesa de tese.

Quinta, 29/10 – 20:00 horas

Eduardo Cruz possui doutorado em Philosophie – Université Paris IV-Sorbonne (2008), mestrado em D. E. A. – Histoire de la Philosophie – Université Paris IV-Sorbonne (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é Professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia medieval, contemporânea, metafísica e ensino de filosofia.


Sexta, 30/10 – 20:00 horas

Luizir de Oliveira concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é professor Associado do Departamento de Filosofia, professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Atua na área de filosofia com ênfase em Ética, Estética e Metafísica. Dedica-se à investigação temática da confluência entre Ética e Estética, com ênfase nas interfaces entre a Filosofia e a Literatura.

Conheça e se inscreva no canal:
Conversações Filosóficas