Caio Souto

Professor

Agenda

Lives da semana nas Conversações

Veja a agenda de lives da semana nas Conversações Filosóficas.
Confira também as entrevistas gravadas em nosso acervo ou canal do YouTube. Participe também de nossas redes sociais:

DE 09 A 13/11

Seg. 9/11

Até que a razão os separe: críticas filosóficas do casamento | Com Eduardo Vicentini de Medeiros

Eduardo Vicentini de Medeiros é Professor Adjunto A do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria; Bacharelado (1993), Mestrado (2013) e Doutorado (2015) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pesquisa e experiência docente nos seguintes temas: Filosofia moral experimental) Imaginação e pensamento contrafactual na deliberação moral; c) Transcendentalismo norte-americano (Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau); d) Lógica informal e Teoria da Argumentação.

#casamento #moral #ética #filosofiapolítica #argumentação #transcendentalismo #caiosouto #conversacoesfilosoficas

Qua. 11/11

Instauração de mundo e temporalidade da música nas bandas Dois Irmãos e Pife muderno | Live com Celso Ramos

Celso Ramos iniciou seus estudos musicais no Centro Cultural Calouste Gulbenkian em flauta doce, aos 12 anos. Em 1993, ingressou no curso técnico profissionalizante da Escola de Música Villa-Lobos tendo como professor o senhor Carlos Alberto Rodrigues(OSB). Participou de inúmeros festivais de inverno em Campos e Juiz de Fora, sob a orientação da Flautista Odette Ernest Dias (UnB) e de Carlos Ratto (UNIRIO). Frequentou, durante dois anos, o atelier do artista Plástico Aldo de Paula Fonseca onde teve contato com técnicas , tais como, óleo, acrílica, carvão e pastel-seco. Foi Professor do Conservatório de Música de Niterói onde lecionou flauta transversa (curso livre) e as disciplinas Formas e Expressões Artísticas , Filosofia da Educação e História da Música Brasileira no Curso Superior em Educação Artística, habilitação em Música. Além de experiência em gravações e participações em shows, desenvolve trabalhos educacionais, nos níveis fundamental e médio, de valorização da cultura brasileira. Em 2008, liderou o grupo de Música Antiga Scriptoria Antiqua. Em 2009, foi Coordenador Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Ed. Artística e Bacharelado em Música do Conservatório de Música de Niterói. Possui Graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Conservatório de Música de Niterói (2006), é Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (bolsista pela CAPES). Pós-graduado em Educação Tecnológica (CEFET/RJ) ). Graduando em Filosofia pela UFF e Mestre em FILOSOFIA e ENSINO (CEFET/RJ). Fez parte do grupo de professores que, em 2012 e 2013, reelaborou o Currículo Mínimo de Arte da Rede Escolar do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuado como professor tutor tanto em FILOSOFIA (Nova EJA/ CEDERJ/ SEEDUC) como em ARTE ( EMEJA – FAETEC/CEDERJ) dos cursos de Pedagogia UERJ na modalidade Ead . Em 2013/2014 liderou o grupo instrumental QUEBREMUSTRIO em inumeras apresentações no Rio e em Niterói. É professor de arte da rede Estadual do Rio de janeiro. Seus interesses se concentram nas áreas da Música, Educação, Educação musical, etnomusicologia, Antropologia , Filosofia e Arte. Autores de interesse: Martin Heidegger, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Friedrich Nietzsche.

#música #ensino #arte #estética #Nietzsche #Foucault #Deleuze #etnomusicologia #caiosouto #conversacoesfilosoficas

Qui. 12/11

Sade e o ateísmo | Live com Francisco Bocca

Francisco Bocca é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP (1985); bacharel e licenciado em Filosofia pela UNICAMP (1997); mestre em Filosofia pela UNICAMP (1994) e doutor em Filosofia pela UNICAMP (2001). Pós-doutor em Filosofia pela UFSCar (2009) e pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot (2014). Professor Titular do Curso de Filosofia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua nos seguintes temas: filosofia da história, psicanálise, literatura e ética. Compõe e coordena a linha de pesquisa Filosofia da Psicanálise. Compõe e lidera o grupo de pesquisa Filosofia da Psicanálise (PUCPR) cadastrado no CNPQ. Compõe ainda os grupos de pesquisa Filosofia e Psicanálise (UFSCar) e Filosofia e Práticas Psicoterápicas (UNICAMP) cadastrados no CNPQ. No biênio de 2008 a 2009 ocupou a coordenação do G. T. Filosofia e Psicanálise da ANPOF. Membro associado da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. Foi bolsista produtividade pela Fundação Araucária – PR no ano de 2013. É co-autor da obra “Ontologia sem espelhos” (Ed. CRV, 2015) (Reeditada em 2019 pela editora L`Harmattan, Paris), autor da obra “Do Estado à Orgia” (Ed. CRV, 2016) e co-autor da obra “O pêndulo de Epicuro” (Ed. CRV, 2019).

#sade #ateísmo #psicanálise #freud #erotismo #escritalibertina #caiosouto #conversacoesfilosoficas

Sex. 13/11

Sociologia da Maldade & Maldade da Sociologia: o caso Antônio Conselheiro | Com Edmundo Gaudêncio

Edmundo de Oliveira Gaudêncio possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campina Grande (1978), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Campina Grande e Professor Aposentado da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, Psicologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia médica, luto, logoterapia, morte, ética e educação.

#maldade #sociologia #foucault #genealogia #banditismo #caiosouto #conversaçõesfilosoficas

Conheça e se inscreva no canal do Youtube:

Conversações Filosóficas

Lives e entrevistas gravadas diariamente

Vamos lá !

Nos ajuda a continuar com o projeto?

Participe das nossas redes 🙂