Caio Souto

Professor

Agenda

Lives da semana nas Conversações

Veja a agenda de lives da semana nas Conversações Filosóficas.
Confira também as entrevistas gravadas em nosso acervo ou canal do YouTube. Participe também de nossas redes sociais:

DE 23 A 27/11

Seg. 23/11

A participação das crianças nos espaços públicos da cidade: uma discussão interdisciplinar | Live com Cristiane Theiss Lopes

Cristiane Theiss Lopes é graduada em Pedagogia e Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina (FURB), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Integrante do grupo de pesquisa NEICA (Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente).

#infância #educação #cidade #cultura #sociedade #sociologia #pegadogia #adolescência #ECA #legislação #direito

Ter. 24/11

Urbanismo, arquitetura e sociedade | Live com Fabio Valentim

Fabio Valentim é Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1995, em 2003 defendeu na mesma instituição mestrado sobre os edifício escolares de Artigas. (Casas para o Ensino – As Escolas de Vilanova Artigas).

Conferencista em escolas da Argentina, Chile, México, Uruguai, EUA, Inglaterra, Portugal, Suíça e muitas cidades brasileiras. Professor convidado em diversos workshops, como na UFDU (Montevidéu, 2007), Universidade Sapienza de Roma (2014) e Universidade Mayor do Chile (Santiago, 2014). Coordenador do Workshop SP/BsAs 2015, que congregou a Universidade de La Plata, Colégio dos Arquitectos Districto 2 Buenos Aires, Instituto dos Arquitetos de São Paulo e a Escola da Cidade. Integrou a equipe de curadores da Bienal Ibero Americana de 2019.

Professor associado da Escola da Cidade (desde 2003) e atual coordenador da Editora Escola da Cidade.

Em 2008 escreveu ensaio critico para o livro “A Cidade e suas Margens”, da artista plástica Elisa Bracher, publicação premiada pelo Instituto dos Arquitetos de São Paulo.

Organizador do livro Um Guia de Arquitetura de São Paulo – 12 percursos e 124 projetos, Editora Escola da Cidade com a WMF Martins Fontes – prêmio de melhor publicação do IAB/SP em 2019.

#arquitetura #urbanismo #ecologia

Qua. 25/11

A pandemia e o exílio do mundo | Live com Pedro Duarte

Pedro Duarte é Doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio, onde é Professor na Graduação, na Pós-Graduação e na Especialização em Arte e Filosofia. É atualmente Fulbright Brazil Distinguished Chair na Universidade de Emory (EUA). Foi Professor Visitante nas universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). É autor dos livros “Estio do tempo: Romantismo e estética moderna” (Zahar), “A palavra modernista: vanguarda e manifesto” (Casa da Palavra) e “Tropicália” (Cobogó). Tradutor do livro “Liberdade para ser livre”, de Hannah Arendt (Bazar do Tempo). Co-autor, roteirista e curador da série de TV “Alegorias do Brasil”, junto com o diretor Murilo Salles (Canal Curta!). Editor da revista “O que nos faz pensar”, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre Arte, Autonomia e Política, do qual é Coordenador no Programa Institucional de Internacionalização da Capes (PRINT). Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), da Brazilian Studies Association (BRASA), da Associação Brasileira de Estética (ABRE) e do Grupo de Trabalho em Estética da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Ênfase de pesquisa em Estética, Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira e História da Filosofia.

#pandemia #exílio #vanguarda #modernismo #romantismo #estética

Qui. 26/11

Por uma pedagogia do ser-no-mundo | Live com Marli Silveira

Marli Silveira (Marli Teresinha Silva da Silveira) é poeta, escritora e filósofa Dissertação (UFSM): Angústia e alteridade em Ser e Tempo Livro: O Pêndulo da Angústia (Unisc, 2003) Tese: (UPF) Por uma pedagogia do ser-no-mundo. Seria o caso de uma daseinspedagogia? Livro: Da pendularidade da condição humana à singularidade desabitada como percurso para a (auto)formação na analítica existencial de Ser e Tempo (Ape’Ku, 2020)

#ser-no-mundo #pedagogia #heidegger #poesia #cuidado

Sex. 27/11

Trilogia de sombras: Saramago, Santo Agostinho e Heidegger | Live com Jacqueline Barros

Jacqueline Barros possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutorado em Estudos de Linguagem , Educação e Filosofia da Linguagem pela UFF (2013/2014). Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.E. São Domingos Sávio, do Instituto de Educação de Niterói e do CEM Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China onde hoje exerce a função de docente de Língua Portuguesa e Literatura. Atua como docente do Ensino Superior desde 2008 ministrando as disciplinas de Linguística, Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Narrativa Brasileira, Poesia, Literatura Africana, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia da Pesquisa, História da Língua e Literatura Portuguesa na Graduação e na Pós-Graduação da FAP (Faculdade Lusófona – Faculdade Paraíso), em São Gonçalo, onde exerceu a função de Coordenadora do Instituto de Educação da Faculdade de Letras de 2016 até 2017. Também atua como professora conteudista da Faculdade Unyleya desde 2013. De 2011 a 2013, exerceu atividade como bolsista conteudista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, (CECIERJ/CEDERJ), realizando as revisões curriculares estaduais dos Currículos Mínimos de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda produziu o Currículo Mínimo de Produção Textual do Ensino Regular e foi Articuladora Acadêmica do Currículo de Língua e Literatura do Ensino Normal, Formação de Professores. Permaneceu como conteudista, elaborando materiais pedagógicos para a Nova Eja e todo o material de Orientação Pedagógica Curricular para o ensino médio e fundamental da SEEDUC. Em 2013, sua tese de doutorado foi selecionada para publicação em livro pela EDUFF, Niterói e foi publicada, neste ano (2017), sob o título: TRILOGIA DE SOMBRAS, Saramago, Santo Agostinho e Heidegger. Tem experiência na área de Letras, Pedagogia, Turismo e Direito com ênfase em Língua Portuguesa, Produção Textual, História da Língua, Literatura Portuguesa e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, análise, José Saramago, conto, arte, poesia e cinema.

#Saramago #SantoAgostinho #Heidegger #literatura

Conheça e se inscreva no canal do Youtube:

Conversações Filosóficas

Lives e entrevistas gravadas diariamente

Vamos lá !

Nos ajuda a continuar com o projeto?

Participe das nossas redes 🙂