AGENDA DE LIVES DA SEMANA NAS CONVERSAÇÕES FILOSÓFICAS: 2 A 6 DE NOVEMBRO, 2020

Confiram a agenda da semana!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Lives-da-semana-novembro-1-Instagram-1-1024x1024.jpg

Segunda, 2/11 – 20:00 horas

Gabriel Pochapski é historiador com mestrado em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é doutorando em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve pesquisa sobre Michel Foucault. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e pesquisador da Red Iberoamericana Foucault. Possui experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando nos seguintes temas: espaços, corpo, violência e escrita da história.

Terça, 3/10 – 20:00 horas

Juliano Garcia Pessanha é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutor em Filosofia na Universidade de São Paulo (2017). Autor de Recusa do não-lugar (Ubu- 2018), da trilogia Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000) e Certeza do agora (2002), também publicou Instabilidade perpétua (2009), todos reunidos em nova edição sob o título Testemunho transiente (Cosac Naify, 2015), vencedor do Prêmio APCA, Grande Prêmio da Crítica, categoria Literatura. É pesquisador no grupo de pesquisa Filosofia e práticas psicoterápicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), liderado por Zeljko Loparic, com certificação do CNPq. São suas áreas de interesse a filosofia contemporânea (Nietzsche, Heidegger e Sloterdijk) e as relações entre filosofia e literatura (Kafka, Musil, Gombrowicz, Blanchot e Cioran). É professor da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Dirige grupos de estudo de filosofia desde 1998.

Quarta, 4/10 – 20:00 horas

Luís Ferrara é doutorando em Bioética pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília – UbB. Especialista em História e Cultura Afro -Brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de História e Cultura brasileiras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Letras Francês Tradução pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa Mayombe (literaturas africanas e afrodescendentes). Membro do Grupo de Religiões Afro-Brasileiras Calundu. Membro Coordenador do NEFA – Núcleo de Estudos em Filosofia Africana Exu do Absurdo.

Quinta, 5/10 – 20:00 horas

Lia Levy possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em História da Filosofia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1995). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), do Conselho Editorial da Revista Analytica e da Editora da UFRGS. Já atuou como representante da Área de Ciências Humanas da FAPERGS, do CA Filosofia/Teologia do CNPq e fez parte de Comissões de Avaliação Trienal da CAPES. Realiza pesquisas na área de Filosofia Moderna, com ênfase em metafísica racionalista; publica principalmente sobre seguintes temas: conhecimento, substância, Descartes, Espinosa e subjetividade.

Sexta, 6/10 – 17:00 horas

Marcia Tiburi é graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora do curso de filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, biopolítica e feminismo.

Sexta, 6/10 – 20:00 horas

Link para o trailer do filme: https://vertentesdocinema.com/negro-em-mim/

Conheça e se inscreva no canal:
Conversações Filosóficas