Agenda de Lives na semana nas Conversações Filosóficas: 21 a 27 De Setembro, 2020

Nesta semana, as Conversações darão destaque às discussões sobre literatura. Também serão objeto de debates o niilismo, a história, outras formas de epistemologia, feminismo, além de uma live imperdível sobre a obra Mil Platôs.

Confiram a agenda!

Agenda completa

Segunda, 21/9 – 20:00 horas

Vitor Cei é Doutor em Estudos Literários, área de concentração em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado-sanduíche no Centro de Estudos Brasileiros do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Línguas e Letras e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples) e líder do Grupo de Pesquisa Ética, Estética e Filosofia da Literatura. Também é professor dos Mestrados em Estudos Literários e Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira em perspectiva filosófica – ética e estética; entrevistas literárias; política brasileira pós-junho de 2013; Estudos Intermidiáticos. Suas pesquisas têm como principais referências os seguintes autores: Machado de Assis, Friedrich Nietzsche, Aleister Crowley, Theodor Adorno, Fredric Jameson, Benedito Nunes e Antonio Candido.

Terça, 22/9 – 20:00 horas

Gabriel Pinezi é graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, mestre e doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, além de licenciado em Letras Português pela UNIFIL. Desenvolveu pesquisa na Biblioteca Pública de Nova York e na Universidade de Columbia, investigando o processo de criação de Jack Kerouac a partir de seus manuscritos pessoais. Realizou estágio de pós-doutorado no departamento de Filosofia da UEL, desenvolvendo pesquisa a respeito do conceito de gênio na estética moderna e contemporânea, com especial ênfase na obra de Giorgio Agamben. Também realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP-Araraquara, investigando a história do conceito de gênio, com especial ênfase em Platão e Goethe. Sua pesquisa se concentra na relação entre escrita e subjetividade, buscando articular a coerência histórica entre processos de criação literários e teorias da criação poética, sob um ponto de vista filosófico. Nutre interesse pelas interfaces entre literatura, filosofia e história, com ênfase nos seguintes temas: psicanálise; poesia e amor; romantismo; arte e ontologia; fantasia; gênio; “Bildung” (formação); processos de criação; escrita e subjetividade.

Quarta, 23/9 – 16:00 horas

Juliana de Albuquerque é bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Recifense, é mestre em filosofia pela Universidade de Tel Aviv (Israel) e doutoranda na University College Cork, na Irlanda. Assina coluna quinzenal no caderno Cotidiano da Folha.

Quinta, 24/9 – 20:00 horas

Caroline Marim é Professora Colaboradora PUCRS. Pós-doutoranda PNPD/Capes no PPGFIL PUCRS. Foi professora substituta do Departamento de Filosofia da UFPE/PE. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ética, com ênfase em Ética Aplicada, Ética Contemporânea e Metaética, mais recentemente tem trabalhado com Estética e Epistemologia Social Feminista. Tem como principal pesquisa o estudo das emoções. Foi bolsista de doutorado sanduíche-CNPq, na University of Oxford, junto ao UEHIRO Centre of Practical Ethics e visitante no MLAG – Mind Language Action Group, Universidade do Porto/Portugal. Bailarina Contemporânea, desenvolve pesquisa artística em filosofia e performance. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Epistemologias, narrativas e políticas afetivas feministas CNPq/PUCRS.

Sexta, 25/9 – 17:00 horas

Nuno Ribeiro realiza atualmente uma pesquisa de Pós-doutorado sobre Fernando Pessoa vinculada ao Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (Universidade Nova de Lisboa/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É Doutor em Filosofia – na área de Estética – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre o espólio filosófico de Pessoa intitulada Tradição e Pluralismo nos Escritos Filosóficos de Fernando Pessoa, tendo sido subsidiado com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2008-2012). Licenciou-se em filosofia nessa mesma universidade (2003-2007), tendo ganho uma bolsa de mérito. É autor de livros, artigos e capítulos de livros publicados na Europa, Brasil e Estados Unidos, com especial incidência sobre o pensamento de Fernando Pessoa.

Domingo, 27/9 – 14:00 horas

Com Larissa Drigo Agostinho (USP), Flávio Luiz Freitas (UFMA), Luiz Manoel Lopes (UFCA), Veronica Damasceno (UFRJ) e Caio Souto (UEAP). Temas: LARISSA DRIGO (USP) Corpos sem órgãos, o que aconteceu? VERONICA DAMASCENO (UFRJ) Rizoma FLAVIO LUIZ FREITAS (UFMA) Prolegômenos aos Mil Platôs CAIO SOUTO (UEAP) – Normal, anormal, anomal, animal LUIZ MANOEL (UFCA) Os Dogons e o ovo intensivo.

Conheça e se inscreva no canal:
Conversações Filosóficas